segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Hepatite B




A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites. É uma das doenças mais frequentes do mundo! Estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus.
Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta; contudo a prevenção contra este vírus está ao nosso alcance através da vacina da hepatite B que tem uma eficácia de 95 %.


Sintomas:

Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, desconforto, dores abdominais; mais tarde surgem icterícia, urina escura e fezes claras. Esta hepatite decorre sem sintomas em 90 por cento dos casos.

Contágio:

- Contacto com sangue contaminado (partilha de seringas e outros materiais usados pelos consumidores de drogas intravenosas, tatuagens, acupunctura, transfusões de sangue e derivados;
- Do contacto sexual;
- Da transmissão materno-fetal.

Prevenção:

- Evitar o contacto com sangue infectado,
- Não partilhar objectos cortantes e perfurantes que possam ter estado em contacto com sangue contaminado, nem seringas e outros objectos utilizados na preparação e consumo de drogas injectáveis e inaláveis;
- Usar sempre preservativo nas relações sexuais.
Também se deve ter cuidado com a colocação de piercings, a realização de tatuagens e de tratamentos de acupunctura, se os instrumentos utilizados não estiverem esterilizados.
Os familiares de um portador deste vírus devem fazer a vacina contra a hepatite B.



Vacina:

Existe uma vacina contra a hepatite B desde 1981 que tem uma eficácia de 95%. É administrada em três doses e pode ser tomada por todos, desde que não estejam já infectados com o VHB.
Os bebés, filhos de mães portadoras, são vacinados à nascença.
Esta vacina faz parte do Programa Nacional de Vacinação.

Fontes consultadas: http://www.roche.pt/hepatites/hepatiteb/

Nenhum comentário: